quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008
Biografia Ralph Fiennes
Dados Pessoais
Nome completo: Ralph Nathaniel Fiennes
Data de nascimento: 22 de dezembro de 1962
Natural de: Suffolk, Inglaterra.
Filmografia
2007 - Harry Potter e a Ordem da Fênix
2007 - Bernard and Doris
2006 - Land of the blind
2005 - Harry Potter e o Cálice de Fogo
2005 - Wallace & Gromit - A batalha dos vegetais (voz)
2005 - A condessa branca
2005 - O jardineiro fiel
2005 - Chromophobia
2005 - Más companhias
2003 - Lance de sorte
2002 - Spider - Desafie sua mente
2002 - Encontro de amor
2002 - Dragão vermelho
2000 - O senhor dos milagres (TV)
2000 - Sunshine - O despertar de um século
1999 - Fim de caso
1999 - Paixão proibida
1998 - O príncipe do Egito (voz)
1998 - Os vingadores
1997 - Oscar e Lucinda
1996 - O paciente inglês
1995 - Estranhos prazeres
1994 - Quiz Show - A verdade nos bastidores
1993 - A lista de Schindler
1993 - O bebê santo de Macon
1993 - Cormorant, The (TV)
1992 - O morro dos ventos uivantes
1990 - Um homem perigoso (TV)
1990 - O suspeito (TV)
Biografia
Ralph Fiennes nasceu em Suffolk, na Inglaterra, em 1962, filho de um fotógrafo e de uma escritora. Criados em uma família voltada para as artes, Ralph e mais quatro de seus cinco irmãos acabaram se voltando para o cinema ou para a música. A primeira paixão de Ralph, no entanto, foi a pintura, mas ele logo se transferiu da escola de artes plásticas para a Academia Real de Arte Dramática, em Londres. Depois de se formar, juntou-se à Royal Shakespeare Company, a mais importante companhia de teatro inglesa, onde interpretou praticamente todos os papéis principais das obras de Shakespeare.
Fiennes tornou-se conhecido fora do meio teatral ao estrelar a suntuosa e elogiada produções da TV britânica Um Homem Perigoso, uma visão documental da vida de T. E. Lawrence, o explorador celebrado no clássico Lawrence da Arábia.
O grande papel de sua vida viria três anos depois, quando Fiennes foi escalado para interpretar o sádico comandante alemão Amon Goeth em A Lista de Schindler, de Steven Spielberg. O filme narra a história real de Oscar Schindler (Liam Neeson), um rico empresário alemão que, durante a Segunda Guerra Mundial, arrisca-se para manter seus empregados judeus trabalhando e longe do campo de extermínio comandado por Goeth. Fiennes escolheu o caminho mais difícil e, ao invés de encarnar o estereótipo do monstro nazista, construiu um personagem profundo e real, o que lhe rendeu diversos prêmios e uma indicação ao Oscar de melhor ator. A Lista de Schindler levou 7 Oscars, incluindo melhor filme, mas Fiennes ficou sem o seu.
Mesmo assim, é difícil dizer que ele saiu da cerimônia de mãos abanando. Sua indicação rendeu-lhe o convite para participar do drama Quiz Show - A Verdade dos Bastidores, de Robert Redford, no papel de um professor universitário que participa de um programa de perguntas e respostas e, por render boa audiência, graças a seu charme, recebe as perguntas antes do programa ir ao ar. Os críticos adoraram tudo a respeito do filme, especialmente Fiennes. Mudando um pouco de gênero, em 1995, Fiennes estrelou a sombria ficção científica Estranhos Prazeres, mas logo voltaria ao drama, gênero que o consagrou.
Em 1996 Fiennes protagonizou o épico O Paciente Inglês, de Anthoy Minghella. A trágica história de amor, passada durante a Segunda Guerra entre os personagens de Fiennes e de Kristin Scott Thomas, rendeu ao ator mais uma indicação ao Oscar? desta vez como melhor ator ? mas, novamente, Fiennes voltou para casa de mãos vazias.
Desde então, Ralph Fiennes tem sido um dos atores sérios mais requisitados tanto em Hollywood quanto em sua terra natal, estrelando diversos projetos de peso, com destaque para o sublime Fim de Caso, de Neil Jordan, mais um drama que tem como pano de fundo a Segunda Guerra. No filme, Fiennes vive um homem que se envolve com a mulher (Julianne Moore), de seu melhor amigo (Stephen Rea). Quando ela, inesperadamente, termina o caso, o personagem de Fiennes contrata um detetive particular para investigar a amante.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário